domingo, 29 de abril de 2012

Cabelos...


cachos Dicas para Cuidar dos Cabelos Cacheados e Ter um Look Glamuroso
Pelo visto, a era da chapinha está cada vez mais com seus dias contados. Os cabelos cacheados com um volume controlado e glamuroso estão em todos os lugares, seja em desfiles, revistas ou na televisão. E, graças à nossa miscigenação, nós brasileiras somos afortunadas em ter naturalmente os tão desejados cachos. Então, por que não aproveitar dessa sua beleza natural? Aprenda dicas para cuidar dos seus cachos e ficar com o look natural e digno de uma diva!
No chuveiro: Shampoos e Condicionadores.
A base para um cabelo bonito e bem cacheado começa no chuveiro: invista em shampoos e condicionadores bons, indicados para o seu tipo de cabelo. Eles são o primeiro passo para um cacheado bonito e bem definido.
Dicas:
- Não coloque muito shampoo nem condicionador no cabelo, muito menos aplique-os jogando o produto direto na cabeça. Sempre espalhe nas mãos e aplique suavemente, principalmente o shampoo: lave o couro cabeludo com as pontas dos dedos, nunca com as unhas. Massagear o couro cabeludo com os dedos ajuda a ativar as glândulas que produzem o tão desejado óleo natural, que faz com que seu cabelo fique menos ressecado.
- Se possível, faça o último enxágue com água fria. A água muito quente ajuda a ressecar o cabelo. (Sei que nesse frio é difícil, mas tente, pois o resultado é visível!).
- Use um shampoo anti-residuos quinzenalmente ou uma vez por mês. Eles abrem as cutículas dos fios e limpam as impurezas. É importante usar um shampoo anti-residuos para que seu cabelo não fique “pesado” e com um look embaçado, por causa do acúmulo de produtos nos fios. Mas lembre-se que depois disso você terá que fazer uma hidratação profunda, pois seu cabelo estará com as cutículas abertas e sem nenhum produto agindo.
Penteando o cabelo cacheado:
O melhor meio de pentear os cabelos cacheados é quando eles estiverem ainda úmidos, primeiramente com os dedos e depois com um pente de dentes largos. Comece da pontas e depois vá indo em direção à raiz. Não tenha pressa e gaste um tempo se dedicando à isso, pois se você pentear o cabelo depressa demais e sem cuidado, o resultado será cabelos arrebentados, quebradiços e armados – tudo o que você não quer.
Dicas:
- Utilize um pente de madeira. Ele ajuda a tirar a eletricidade e a estática do cabelo, deixando o fio com menos frizz e mais definido.
- Não use escovas. Elas vão tirar o formato do cacho e deixar o cabelo com um look armado.
Secador: vilão ou aliado?
Os especialistas recomendam que você deixe seus cabelos secarem naturalmente, pois o secador arma os fios deixando eles sem definição. Mas convenhamos, com esse frio que tem feito ultimamente, além de passar uma friaça danada você corre o risco de pegar um resfriado. Como fazer? Simples: use o difusor. Alguns modelos de secador já vem com o difusor incluso, vale a pena investir em um modelo com essa ferramenta. Ele é ótimo para secar os cachos e dar a definição que você precisa.
Dicas:
- Depois de lavar os cabelos, seque-os com uma toalha de papel ou de microfibra para tirar o excesso de água. Nunca esfregue seu cabelo na toalha com força: divida o cabelo em 4 e seque-o por mechas, apertando o cabelo na toalha sem muita força. Isso ajuda a manter o formato dos cachos.
- Não use o secador numa temperatura muito alta, pois ele ajuda a ressecar e danificar os fios. Quando for usá-lo, passe um creme termoprotetor antes para diminuir os danos causados pelo calor.
- Se não for usar o secador, nada de dormir com o cabelo molhado! Isso cria fungos no couro cabeludo e causar doenças, como por exemplo, a caspa e a queda de cabelo.
Hidratação:
Os fios cacheados ou encaracolados são mais secos por causa do seu formato. O óleo natural produzido pelo couro cabeludo não consegue chegar até a ponta dos fios, deixando-os opacos, secos e quebradiços. Por isso a hidratação é fundamental, pois também é ela que vai deixar o seu cacheado mais definido e bonito. Para isso, aposte em hidratações semanais ou quinzenais, com produtos de boa qualidade e com ingredientes de hidratação profunda.
Dicas:
- Depois do condicionador, aplique um leave-in (creme sem enxágue) para manter a hidratação do cabelo e deixá-los mais definidos, e amasse os cabelos com a toalha de papel ou microfibra.
- Se você tem alguma química no cabelo (tintura, relaxamento, etc.), você precisa hidratar ainda mais os fios. Converse com um cabeleireiro para investir em uma hidratação mais profunda, como a cauterização, para mantê-los saudáveis e protegidos.
Saindo de casa: Dicas para arrumar o cabelo
Seu cabelo já está limpo e seco, mas está com um aspecto meio “bagunçado”. Você não precisa molhar e passar um creme para pentear, correndo o risco de molhar sua roupa e pegar um resfriado. Para evitar essa situação, apenas umedeça os cabelos e utilize um creme ativador de cachos ou mousse e amasse os fios de baixo para cima.
Tenha um baby liss em casa para dar aquela caprichada nos cachos. Já existem no mercado modelos de cerâmica com ionização, assim como as chapinhas. Mas lembre-se de sempre passar um termoprotetor antes de utilizá-lo, para não danificar os fios.
Tente evitar prender seus cabelos com elásticos muito apertados ou muito finos, pois eles enroscam nos fios e acabam arrebentando seu cabelo. Prefira as presilhas de plástico estilo “piranha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário