terça-feira, 1 de maio de 2012

Dicas de como usar estampas de oncinhas floral e mix...


Para quem não quer se arriscar muito, a mistura de estampas iguais de cores diferentes é um ótimo começo: listra com listra, onça com onça, floral com floral e assim por diante. Melhor ainda se forem de proporções ou tipos diferentes, como listras mais finas e mais grossas, dois tipos de xadrez ou poás menores com poás maiores, por exemplo.
No desfile da Triton para o último SPFW, um exemplo da coordenação da mesma estampa em cores diferentes.
misturando mesma estampa Misturando estampas sem medo
Outro truque para não errar é escolher uma ou mais cores em comum: uma estampa com flores roxas jogadas com listras roxas e brancas ou poás p&b com estampa de onça (com preto nas cores) ficariam super interessantes.
farm estampas Misturando estampas sem medo
O azul é a cor comum entre todas as estampas dos looks da Farm. Por isso, apesar de bastante informação, os looks ficaram totalmente harmoniosos!
Aliás, listras e poás, por serem estampas mais neutras e discretas, comumente são as escolhas mais fáceis para coordenar com outras estampas mais complexas, pois não pesam tanto no look e raramente se chocarão com a outra.
Uma técnica também bastante usada pelas fashionistas é coordenar estampas de cores neutras, que naturalmente combinam entre si. Tipo estampas de cores pastel ou preto + cinza + branco + bege, risca de giz com xadrez tom sobre tom e assim por diante.
Seguindo este raciocínio, podemos também misturar uma estampa de cor neutra com uma mais chamativa, como um xadrez p&b ou creme e branco com uma estampa floral de cores fortes ou mais artística, por exemplo.
colcci mix estampas Misturando estampas sem medo
Coordenação de dois tipos de xadrez diferentes nos mesmos tons nas versões para meninas e meninos. Desfile da Colcci, SPFW Inverno 2011.
cori spfw Misturando estampas sem medo
O casaco de estampa abstrata é neutro e coordena super bem com o vestido de cor um pouco mais chamativa. Desfile da Cori, SPFW Inverno 2011
Depois de um tempo, estas regrinhas ficarão mais fáceis e, se seu estilo permitir, você até pode começar a se arriscar em combinar estampas mais diferentes e até antagônicas, fazendo o famosoclash de estampas. Que tal?
Lembrando também que a estampa (ou a cor) mais chamativa deve ficar sempre na parte de corpo que você quer mostrar mais, afinal os olhares se voltarão primeiro para ela e estampas tendem a aumentar a superfície sobre a qual estão.
poa leopardo Misturando estampas sem medo
Nesta imagem do site The Sartorialist, uma estampa de poás mínimos em cor escura e neutra ficou linda quando coordenada com o scarpin de leopardo, mais chamativo. Muito menos óbvio que um vestido liso, concordam?
Com cuidado, prática e bom-senso podemos nos olhar criticamente no espelho e, se gostarmos do que estamos vendo, já é meio caminho andado. E, se ainda buscarmos referências (alô revistas, blogs e sites de moda) e nos conhecermos o suficiente para saber o que funciona ou não para a gente, melhor ainda, né?
Obs:Indicação de uma amiga especial...

Nenhum comentário:

Postar um comentário